“Deveríamos – dizia ele – diariamente ouvir ao menos uma pequena canção, ler um bom poema, admirar um quadro magnífico, e, se possível, pronunciar algumas palavras sensatas.”
– Johann Wolfgang von Goethe citando ‘Serlo’, em “Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister”. Livro V, Capitulo I. [tradução Nicolino Simone Neto; apresentação Marcos Vinicius Mazzari; prefácio Georg Lukács]. Rio de Janeiro: Editora 34, 2006.
Johann Wolfgang von Goethe nasceu de uma família nobre em Frankfurt am Main, em 28 de Agosto de 1749, e morreu em Weimar, em 22 de Março de 1832. Tendo recebido uma educação multifacetada nos primeiros anos da sua vida, estudou Direito em Leipzig a partir de 1765.
São dessa época as suas primeiras obras poéticas (canções e odes) e também o auto pastoril Caprichos do Apaixonado, que reflete o seu amor por Käthchen Schönkopf, filha de um estalajadeiro.
Doença grave obriga-o a regressar a Frankfurt em 1768, mas pouco depois retoma em Estrasburgo os seus estudos universitários, que completa em 1771.Influenciado pelo escritor e filósofo alemão Johann G. Herder (1744-1803), Goethe volta-se para o irracionalismo do movimento literário e artístico designado por Sturm und Drang, evidenciando especial interesse pela poesia popular, pelos poetas da Antiguidade (Homero, Píndaro, Ossian) e pela obra poética do dramaturgo inglês William Shakespeare (1554-1616), assim como pelo estudo da arte gótica.São dessa época os ensaios Shakespeare (1771) e Da Arte Alemã (1773).