Informativo
Prezados(as) Senhores(as)!
Apraz-nos comunicar a criação da Associação Goethe da Bahia, instituição que nasce para estudar e divulgar o pensamento de Johann Wolfgang Von Goethe, polímata que foi poeta, dramaturgo, romancista, filósofo e homem de ciência. Sua obra, além de importante contribuição europeia às artes e ciência, continua traduzida e admirada em todos os continentes.
A Associação Goethe da Bahia iniciou suas atividades no dia 27 de julho com a palestra do Dr. Marcus Mazzari, Professor de Teoria Literária da USP, sobre “A Recepção de Goethe no Brasil”. Para este semestre estão previstas várias outras atividades, tais como: leitura dramática baseada em textos de Goethe, recital com obras de compositores clássicos baseados em poemas da fase romântica, mostra de documentários, exposição, projeto “Goethe vai à Escola” etc.
Consideramos de grande relevância para o enriquecimento dos trabalhos a participação de pessoas de outros Estados pela Internet nos eventos, razão pela qual solicitamos a gentileza de divulgar para discentes e docentes desta Universidade o presente comunicado.
Agradecendo a atenção, enviamos cordiais
Saudações goetheanas!
INFORMATIVO 1/2023
Programa de Atividades para o 2º Semestre de 2023
A Associação Goethe da Bahia (AGB), recém inaugurada com a palestra do Prof. Marcus Mazzari, da USP, sobre a Recepção de Goethe no Brasil, realizada mês assado na Academia de Letras da Bahia, dará prosseguimento às suas atividades com três novos projetos, a serem realizados de setembro a dezembro e que brangerão a área do teatro, cinema e educação literária.
O primeiro será a leitura dramática de trechos de obras selecionadas de Goethe, a saber: Fausto, Werther, Ifigênia em Táuride, Wilhelm Meister e Poemas da fase romântica. O espetáculo, que contará com a atuação de atores baianos e terá a direção artística do teatrólogo e professor Ewald Hackler, ainda não tem data para estrear. A noite de estreia terá um bônus especial: o renomado violonista Mário Ulhoa executará peças do compositor alemão J. S. Bach.
A segunda atividade será a sessão cinematográfica com a obra “Lotte em Weimar”, baseada no romance homônimo de Thomas Mann e interpretada por Lili Palmer, famosa atriz e escritora alemã, e atores do teatro alemão. O filme é produção da DEFA (Alemanha Oriental), sob a direção de Egon Guenther. Falado em alemão e com legendas.
A projeção do filme será precedida por uma exegese da obra literária e, posteriormente, o plateia poderá discutir aspectos relevantes do conteúdo. O romance de Thomas Mann é considerado uma obra-prima e retrata a viagem que Lotte Buff, moça que foi paixão de Goethe na juventude e inspiradora do seu livro “Os Sofrimentos do Jovem Werther”, realizou a Weimar em 1816.
O terceiro projeto é de grande importância na formação literária e se destinará aos jovens secundaristas. Intitulado “Goethe para Jovens: Descobrindo a Obra de um Clássico da Literatura e do Saber”, contendo fotos, ilustrações e textos retratando a vida e obra do autor, será realizado em escolas públicas de Salvador e visa aproximar os jovens estudantes da leitura de autores do Classicismo e sensibilizar para a escrita literária.
A data de cada atividade será divulgada na mídia e no site da AGB.
A Associação Goethe da Bahia, que este mês está iniciando a campanha de novos associados, também está promovendo curso de língua alemã para iniciantes a preços reduzidos.
Participe! Apoie! Divulgue!